William Michon

“Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14)

 

      O dízimo como meio de sustentação da ação evangelizadora da Igreja, tem como destinação significativa, investimentos na formação e capacitação de evangelizadores  e evangelizadoras. 

            A ação missionária da Igreja preconizada pelo Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” como uma "Igreja em saída”, deve contemplar a todos os povos que conheçam e façam a experiência de Deus. Desta maneira todos nós batizados temos o compromisso de participar desta missão. A evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. -  Ensinai-os a observar tudo o que vos tenho ordenado”(Mt 28, 19-20) “A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma seus membros para serem agentes da evangelização. É comunidade de comunidades, santuário onde os sedentos vão beber para continuarem a caminhar e centro de constante envio missionário” (EG ...28)          

DÍZIMO – DIMENSÃO MISSIONÁRIA

  “Para a evangelização não servem apenas as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade  que transforme o coração.” (EG ...262). Na perspectiva do compromisso de cada cristão e de acordo com seus talentos, percebe-se a necessidade de um envolvimento verdadeiro às causas do Reino. Cada cristão batizado é convidado a participar da evangelização: através do seu trabalho voluntário na Igreja, em alguma pastoral ou movimento. Entretanto nem todos tem esta disponibilidade ou mesmo facilidade de anunciar, mas todos podem participar sobretudo com sua participação financeira através do dízimo e oferta, pois quem colabora com a missão tem méritos de missionário. Missão se faz com os joelhos que se dobram, com os pés dos que se vão e com as mãos dos que se doam. A dimensão missionária do dízimo tem por finalidade contemplar todas as demandas financeiras para que a evangelização aconteça de modo pleno na Igreja de Cristo. Sabemos entretanto, que arrecadação financeira com o dízimo e ofertas  ainda está muito aquém das necessidades requeridas para o dinamismo pleno da evangelização, por isso são realizadas campanhas, para suprir as lacunas financeiras, ou quando às vezes são canceladas ou reduzidas as oportunidades de participação de membros da comunidade em eventos tão importantes para a sua formação pastoral.

            Por isso cada cristão fiel à sua Igreja, deve se questionar como está sua relação de fidelidade para com a sua comunidade. Estamos vivendo num momento intenso de missionariedade em nossa Igreja e Arquidiocese - não existimos para nós mesmos! Existimos para comunicar aquilo que vimos, aquilo que  ouvimos no encontro com o Ressuscitado! Os apelos à nossa participação são claros, por isso devemos assumir com responsabilidade a nossa pertença à Igreja, e oferecer integralmente nosso dízimo, para que haja alimento da Palavra na Casa de Deus.

O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos”(1Jo 1,3).

William Michon

jan/2017

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now