Gratidão
Partilha
Serviço
Gratidão
Partilha
Serviço
PASTORAL DO DÍZIMO
ARQUIDIOCESE DE CURITIBA
Estrutura
A Coordenação deve ser composta preferencialmente por leigos(as) fiéis dizimistas, podendo também assumir a coordenação, Padre, Diácono e religioso (a).
A Coordenação Arquidiocesana da Pastoral do dízimo será composta: do (a) Coordenador (a), do (a) Vice-Coordenador (a), do (a) 1º Secretário (a), do (a) 2º Secretário (a), Agentes da pastoral convidados e Coordenadores (as) dos Setores da Arquidiocese.
A Coordenação Arquidiocesana é formada: por escolha ou eleição entre os Agentes participantes da equipe central da pastoral do dízimo, com a aprovação e oficialização a nível de Arquidiocese pelo Arcebispo.
A duração do mandato da coordenação será de três anos, prorrogável por mais três anos.
A Coordenação Arquidiocesana está submetida à supervisão do Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Econômica e Dízimo (10), o qual está submetido ao Bispo referencial ou vigário episcopal.
Objetivo
Articular e criar subsídios às Coordenações Setoriais e Paróquias, para evangelizar os cristãos católicos da Arquidiocese, sobre a origem bíblica do Dízimo como expressão de agradecimento a Deus pelos imensos dons recebidos e (a sua finalidade) para a manutenção da Igreja, das suas obras sociais e missionárias.
Objetivos Específicos
Despertar nos cristãos católicos o espírito cada vez maior de partilha, corresponsabilidade com a Igreja e como sinal de abertura para a graça de Deus.
Atividades Permanentes
-
Incentivar e formar a coordenação Setorial da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese.
-
Elaborar subsídios de apoio às Coordenações Setoriais, como: cartazes, banners, folder e folhetos para a celebração da partilha.
-
Elaborar cartilha de apoio contendo as Diretrizes da Pastoral Arquidiocesana do dízimo.
-
Elaborar estudos sobre a teologia bíblica do porquê dos dízimos e das ofertas.
-
Elaborar roteiros de palestra para auxiliar as Coordenações Setoriais e Paroquias em seus trabalhos de evangelização e formação, junto às lideranças de suas comunidades.
-
Elaborar subsídios para a catequese, despertando a consciência dos catequizando para a importância do dízimo.
-
Visitar os Setores paróquias para assessorar na organização e revigoramento da Pastoral do dízimo.
-
Visitar os Padres em suas reuniões mensais do Setor, para verificar as necessidades da pastoral do dízimo setorial e paroquial, bem como, acolher sugestões e troca de experiências que venham a enriquecer a Pastoral Arquidiocesana.
-
Conscientizar as Coordenações Setoriais que as equipes do dízimo sejam de fato equipes de pastoral, evangelizadora e não apenas de arrecadação.
-
Reunir mensalmente, na Mitra, no último sábado de cada mês, ás 9:00 horas, menos no período de férias, a Pastoral Central do dízimo para estudo, planejamento e execução de atividades.
-
Realizar 04 encontros anuais com as Coordenações Setoriais e Paroquiais divididas por Setores, para avaliação, troca de experiências, organizar, planejar e agir.
-
Realizar anualmente ao menos um retiro espiritual a todas as lideranças da pastoral do dízimo da Arquidiocese.
-
Criar uma escola de formação, que ensine a teologia do dízimo e ofertas para líderes e agentes da pastoral do dízimo da Arquidiocese, e a quem interessar.
-
Estabelecer metas para os Setores e Paróquias, para conquistar novos dizimistas.
-
Fazer um acompanhamento por dados estatísticos e numéricos da evolução do dízimo, nas paróquias e setores, após a ocorrência de uma evangelização e conscientização, afim de verificar se as metas estão sendo atingidas.
-
Procurar usar de marketing, para que o dízimo seja perseverante e não haja estagnação.
-
Manter em arquivo a ficha cadastral dos Coordenadores Setoriais.