top of page

O mês de julho é especialmente dedicado ao dízimo e somos convidados a refletir sobre a nossa participação efetiva na comunidade de fé, a Igreja. Dízimo é contribuição para a partilha e este ato de gratidão e amor a Deus, deve estar acompanhado da corresponsabilidade na evangelização e do sentimento de cuidado com os irmãos, suas necessidades e suas aflições para que se revele na prática do mandamento do amor de Jesus:

"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10,27).

Nestes anos em que estou trabalhando com a Pastoral do Dízimo, já ouvi muitas histórias interessantes e recebi muitos testemunhos emocionantes de pessoas que mudaram sua maneira de ver o mundo e suas forma de relacionamento com Deus e com a Igreja por meio da vivência do dízimo.

No dia 7 de abril foi realizado o XXII Seminário Arquidiocesano do Dízimo no Santuário da Divina Misericórdia, localizado no bairro Umbará, em Curitiba. O palestrante foi o Pe. Cristovam Iubel, integrante do clero diocesano de Guarapuava/Pr, profundo conhecedor e difusor da temática relacionada com o dízimo e as ofertas.

Fortalecidos pelas palavras do Papa Francisco e atentos ao que orienta o Catecismo da Igreja Católica: Aquele que é chamado a "ensinar o Cristo" deve, portanto, procurar primeiro "este ganho supereminente que é o conhecimento de Cristo” (CIC, 428), a equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo desenvolveu o projeto Escola Itinerante do Dízimo. 

A partir do momento em que as pessoas ouvem o chamado de Deus em seus corações para contribuir com sua comunidade e tornam-se dizimistas, passam a participar efetivamente da edificação da Igreja de Cristo na terra. Lemos no Doc. 106 da CNBB: O Dízimo expressa a participação da pessoa batizada na missão de anunciar o “Evangelho da alegria”.

Artigo publicado na Revista Voz da Igreja do mês de  abril de 2018.

 

Quando olhamos para a estrada que está entre Jerusalém e Emaús, não é difícil de perceber o caminho da nossa própria vida. Quando criamos as nossas expectativas sobre as coisas de Deus ou sobre as pessoas e somos frustrados em nossos projetos, nos vem a tristeza: “Por que estais tristes? ” (Lc 24,17). Porém, da mesma forma como Jesus interroga os discípulos do caminho, também interroga a nós. Podemos estar andando pela estrada no caminho contrário, mas Ele vai conosco até entendermos o lado certo do nosso destino.

Artigo publicado na Revista Voz da Igreja do mês de março de 2018.

Quando pensamos a influência que o dinheiro tem na vida das pessoas deste século, nos descobrimos em uma realidade sem precedentes na história da humanidade e...

Ana Maria Oleniki

Artigo publicado na revista Voz da Igreja de dezembro de 2017.

A gratidão é uma das melhoras formas de honrar o Senhor. A gratidão brota da confiança que prestamos ao nosso Deus” (Papa Francisco) e por meio da oração de agradecimento o coração enche-se do Espírito Santo, de alegria, de contentamento, pois reconhece Deus em tudo.

Violeta Maria Estephan

Artigo publicado na Revista Voz da Igreja novembro/2017

A Igreja no Brasil irá dedicar o ano de 2018 aos cristãos leigos. O "Ano do Laicato" tem como objetivo estimulara presença e a atuação dos cristãos homens e mulheres, com maior entusiasmo, como sal, luz e fermento na Igreja e na sociedade, buscando mais justiça e paz no mundo. 

William Michon

Artigo publicado na Revista Voz da Igreja do mês de Outubro de 2017. O coordenador da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo apresenta o testemunho de como um missionário leigo pode contribuir para que
o trabalho pastoral seja concretizado com determinação e ardor.

Clóvis Venâncio

O mês de outubro é denominado Mês Missionário porque a Igreja Católica procura, neste período, dar maior ênfase sobre qual é a sua principal missão, que é realizar a EVANGELIZAÇÃO. Evangelizar é ensinar sobre quem é Jesus Cristo e sua doutrina, isto é, todos os seus ensinamentos, contidos nos livros, cartas apostólicas e demais “escritos” que compõem o “Novo Testamento”, que integra a Bíblia Sagrada.

William Michon

O dízimo como meio de sustentação da ação evangelizadora da Igreja, tem como destinação significativa, investimentos na formação e capacitação de evangelizadores  e evangelizadoras. 

A ação missionária da Igreja preconizada pelo Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” como uma "Igreja em saída”, deve contemplar a todos os povos que conheçam e façam a experiência de Deus.

William Michon

Quaresma é tempo de penitência e conversão. Neste tempo litúrgico a Igreja nos lembra da trilogia: jejum, oração e esmola. Dentro desta perspectiva sacrifical, lembramos que sacrificar é tornar algo sagrado, ou seja, santificar alguma coisa é oferecê-la a Deus. 

1 / 1

Please reload

bottom of page