top of page
cartao aniversario.jpg
Ana Maria Oleniki

Dízimo: AMOR, PARTILHA E COMPROMISSO

​

    O mês de julho é especialmente dedicado ao dízimo e somos convidados a refletir sobre a nossa participação efetiva na comunidade de fé, a Igreja. Dízimo é contribuição para a partilha e este ato de gratidão e amor a Deus, deve estar acompanhado da corresponsabilidade na evangelização e do sentimento de cuidado com os irmãos, suas necessidades e suas aflições para que se revele na prática do mandamento do

amor de Jesus:

 

"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10,27).

   

    Nesta perspectiva, o dízimo está inserido diretamente em nosso compromisso de cristão batizado em ser testemunha viva de Jesus Cristo, construindo uma comunidade alicerçada no amor, na fraternidade e na partilha que proporciona uma vida digna e plena para todos.

Portanto, ao contribuir com o dízimo, o cristão partilha parte dos seus bens em prol da comunidade e expressa a sua condição de seguidor dos ensinamentos de Jesus Cristo que, durante sua vida terrena, andou no meio do povo, ensinando pela prática e mostrando o caminho a ser seguido. Todos nós somos convidados a seguir os passos do Mestre, pois somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14,6).

 

O DÍZIMO E A PASTORAL DO DÍZIMO
Formação de agentes pastorais

   

    Com grande alegria a equipe Arquidiocesana do Dízimo concluiu o manual: O DÍZIMO E A PASTORAL DO DÍZIMO – Formação de agentes pastorais, após o trabalho de organização e redação que foi iniciado no ano de 2016. Este subsídio é o resultado de estudos, reflexões e dedicação por parte da Equipe Arquidiocesana do Dízimo e seu conteúdo é fundamentado na Sagrada Escritura e nos Documentos do Magistério da Igreja; e apresentado com linguagem simples e objetiva para facilitar a compreensão, a implantação e a manutenção do Dízimo nas paróquias.

   

    A ideia original do manual iniciou-se com a apresentação de uma apostila desenvolvida e utilizada pelo Diácono Bento Scandian quando residia na Região Nordeste do Brasil. A necessidade de um material próprio, incentivou a equipe arquidiocesana a organizar reuniões na Casa Paroquial do Santuário Nossa Senhora do Carmo, residência do Padre Referencial do Dízimo, Pe. Anderson Bonin, para a organização do conteúdo apresentado pelo diácono e de textos do Sr. William Michon (Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo 2006-2017), formando o texto base do manual.

 

    Após as definições iniciais, o texto foi organizado em uma sequência de temas e revisto pelos membros da equipe, que colaboraram com ajustes e adequações até chegar ao resultado final. Uma vez concluída, a minuta do manual, foi apresentada pelo Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo, Wanderley Zocolotti e Pe. Anderson Bonin, na CNBB Regional Sul 2, por ocasião da III Assembleia Geral da Pastoral do Dízimo do Estado do Paraná, realizado nos dias 14 e 15 de maio de 2018, em Guarapuava-PR. Quando seu conteúdo foi revisado e aprovado pelos participantes, estabelecendo como subsídio oficial da CNBB Regional Sul 2 para a Pastoral do Dízimo. Em breve o manual será disponibilizado para as equipes da Pastoral do Dízimo das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Curitiba.

 

    Agradecemos primeiramente a Deus que nos permitiu realizar este trabalho, que certamente será de grande valia para a compreensão do dízimo e a todos os integrantes da equipe que colaboraram para que este projeto se concretizasse a contento. Deus seja louvado!

 

​

 

​

Publicado na Revista Voz da Igreja - Mês de julho de 2019

Arquidiocese de Curitiba

bottom of page