top of page

​

Escola Itinerante do Dízimo nos Setores

​

A Escola Itinerante do Dízimo é uma ação organizada pela equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo e tem como objetivo a formação das comunidades sobre o significado do Dízimo e a importância de colaborar com o Projeto Divino neste mundo. Os temas abordados durante os encontros oferecem ao participante o esclarecimento sobre questões importantes do Dízimo com fundamentação bíblica e contextualização na realidade individual e paroquial. A Escola Itinerante é destinada aos coordenadores, agentes de pastoral e movimentos, catequistas e toda a comunidade.  

Aos membros da Pastoral do Dízimo a participação é de extrema importância, pois é uma capacitação para o trabalho pastoral nas paróquias de maneira prática e objetiva.

A Escola Itinerante do Dízimo acontecerá em todos os setores da Arquidiocese de Curitiba.

Fique atento para as datas que estão sendo agendadas para cada setor. Participe!

DÍZIMO NA IGREJA CATÓLICA

 

INTRODUÇÃO

O Catecismo da Igreja Católica prescreve que o Batismo nos faz membros do Corpo de Cristo. “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25). O Batismo nos incorpora à Igreja e os batizados são chamados a professar diante dos homens a fé que pela Igreja receberam de Deus e a participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus.

​

A Igreja é o novo povo de Deus reunido pelo Espírito Santo a fim de tornar-se o Corpo de Cristo, a serviço do Reino da Vida no mundo. O Espírito Santo habita no coração dos fiéis como num templo. Ele ora nele (Gal 4,6) e os renova sem cessar (Tt 3,5). O Espírito Santo está presente na Igreja em todas as dimensões, em todas as formas de sua existência e em todos os momentos.

​

Confiantes na Palavra de Deus, somos convidados a fazer a experiência de fé, gratidão, de amor a Deus e ao próximo e confiança na providência divina. O Dízimo é uma oração silenciosa que atinge profundamente o coração de Deus. É uma das formas de dizer: “Obrigado Senhor, pois se tenho é porque já me deste”. Portanto, antes de ser partilha o Dízimo é ação de graças.

 

“Tragam o Dízimo integral para o Tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Façam essa experiência comigo – diz Javé dos exércitos. Vocês hão de ver, então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura” (Ml 3, 10).

 

O QUE É O DÍZIMO

O Dízimo é uma contribuição voluntária, sistemática, periódica e proporcional aos rendimentos do fiel. É uma forma concreta que o cristão tem de manifestar sua fé em Deus e seu amor ao próximo, pois, deve ser, preferencialmente, por meio do Dízimo que a Igreja se mantenha em atividade, sustente seus trabalhos de evangelização e realize as obras de caridade e assistência aos menos favorecidos.

​

Dízimo é a demonstração de gratidão e reconhecimento a Deus por tudo o que recebemos. É a devolução a Deus de um pouquinho do tudo o que Ele nos dá. Dízimo é partilha que gera fraternidade, união e solidariedade. É o compromisso de cada cristão para, em comunidade, colaborar com o Projeto Divino neste mundo.

 

A palavra Dízimo vem do Latim = DECIMU que significa a décima parte. Sua origem na Igreja Católica refere-se aos 10% que os judeus davam de tudo o que colhiam da terra com o seu trabalho. Entretanto, a própria Igreja não estabelece como lei nenhum percentual pré-definido.

​

Os bispos do Brasil definem o dízimo como contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio da qual cada comunidade assume corresponsavelmente sua sustentação e a da Igreja.

​

Apesar de significar 10 por cento, é importante entender que o que vale é a fidelidade a Deus e a consciência de pertença e corresponsabilidade na manutenção da comunidade. A contribuição poderá aumentar gradativamente conforme a caminhada na fé. Como diz São Paulo: “Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

​

FONTE: Apostila Dízimo na Igreja Católica (Equipe Arquidiocesana do Dízimo, Curitiba, 2016)

ENTREVISTA

 

Tema: DÍZIMO

Programa Evangeliza Show 

Participação do Coordenador da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo William Michon.

Apresentada em 30 de agosto de 2015.

FONTE: TV Evangelizar

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rP0qLb8v3Jc&t=650s

MATERIAIS PARA ESTUDO - Download

Querigma

Diácono Bento Scandian

Tipo de arquivo: PPT

Para baixar clique no ícone

​

Conteúdo do XIX Seminário

Aristides Madureira

Tipo de arquivo: PPT

Para baixar clique no ícone

​

Âncora 1
XX Seminário Arquidiocesano do Dízimo
08/04/2018

Odilmar Franco

Tipo de arquivo: PPT

​

Dicas para a Pastoral do Dízimo dar certo
​

“Os leigos comportam-se como filhos da promessa quando, fortes na fé e na esperança, resgatam o momento presente e aspiram com paciência pela glória futura. Não escondem a esperança no coração, mas a manifestam cotidianamente” (Lumen Gentium, 35).

 

O trabalho pastoral é um desafio que, muitas vezes, nos traz dúvidas, questionamentos e incertezas. Ao atender o chamado para ser missionário, cada um de nós é convidado a desenvolver o trabalho de evangelização com amor e dedicação. 
Para facilitar a organização e direcionar o planejamento da equipe de pastoral, seguem alguns pontos que devem ser observados. 

Ana Maria Oleniki

bottom of page