top of page
Ana Maria Oleniki
GRATIDÃO: VIRTUDE DO VERDADEIRO CRISTÃO

 


     

Com o final de ano se aproximando, as cidades se enchem de enfeites e luzes e as famílias começam a se organizar para a compra dos presentes, preparar a ceia e planejar a festa. Tudo precisa estar perfeito!

​

Para o cristão, o Natal é época de reflexão, afinal é o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, e é preciso estar preparado para recebê-lo em casa e sobretudo no coração, para assim vivenciar o verdadeiro sentido do Natal.

​

É importante aproveitar este momento e refletir sobre uma das importantes virtudes do ser humano, a GRATIDÃO.

A Gratidão não deve ser entendida apenas como o ato de dizer “obrigado” a alguém por um benefício recebido, mas é preciso percebê-la como a virtude que nasce da certeza de sentir-se amado por Deus e pelo próximo. Ser grato pelas realizações temporais, pela família, pelo trabalho e pela vida, traz benefícios físicos e emocionais. Muitas vezes as pessoas ficam tão absortas com as dificuldades que se esquecem das inúmeras bênçãos que recebem todos os dias, e com isso vão se tornando insatisfeitas, intransigentes e desmotivadas. A gratidão é transformadora, ilumina a vida, o dia a dia.

​

Estudos científicos afirmam que existe uma forte relação entre gratidão e felicidade e que as pessoas que são gratas são mais positivas, pois aproveitam melhor os bons momentos e aprendem a lidar com os desafios e com as dificuldades. “Só quem sabe agradecer experimenta a plenitude da alegria” (Papa Francisco). Por isso, é preciso ter um coração agradecido. “[...] em tudo dai graças a Deus” (cf. 1Ts 5,16-18).

​

Isso não quer dizer que as dificuldades não existirão. A gratidão não isenta ninguém dos problemas, mas torna a pessoa mais determinada para enfrentá-los. É preciso voltar-se para Deus, com a certeza que Ele acompanha e assiste a cada um de seus filhos. A proximidade com Deus fortalece a fé e faz enxergar além do que está visível, percebendo a ação de Deus em todos os momentos da vida.

​

A gratidão é uma das melhoras formas de honrar o Senhor. A gratidão brota da confiança que prestamos ao nosso Deus” (Papa Francisco) e por meio da oração de agradecimento o coração enche-se do Espírito Santo, de alegria, de contentamento, pois reconhece Deus em tudo.

 

 
DÍZIMO: GRATIDÃO E RECONHECIMENTO A DEUS
​

Reconhecendo que Deus é o Senhor de todos os bens, vem a necessidade de retribuir tanto amor: o privilégio de participar ativamente da construção de seu Reino. O Dízimo concretiza esse sentimento de pertença e essa relação EU e DEUS (Criatura e Criador) é representada pela Dimensão Religiosa. “Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão” (CNBB - Documento 106, p. 23, 2016).

Contribuir com o Dízimo é a demonstração concreta de gratidão a Deus e compromisso com a missão da Igreja e suas necessidades para evangelizar, assim como no atendimento aos irmãos empobrecidos. Portanto, o Dízimo expressa os dois maiores mandamentos de Jesus Cristo: o amor a Deus e amor ao próximo!

 

 

Nós da Pastoral Arquidiocesana do Dízimo somos gratos sobretudo a Deus pelas realizações acontecidas neste ano, e pelas pessoas que colaboraram e acreditaram em nosso trabalho, assim como pelas paróquias e comunidades que tão gentilmente nos acolheram nos encontros e formações.

 

Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia, no novo ano que irá se iniciar e saibamos reconhecer que a vida é um presente de Deus!

 

Desejamos um Santo Natal e abençoado Ano Novo!

Publicado na Revista Voz da Igreja - Mês de dezembro de 2017

Arquidiocese de Curitiba

bottom of page